Mobilidade

Apps para dispositivos móveis são os preferidos das empresas


Um retrato anual sobre a utilização de plataformas mobile pelas 500 maiores empresas do Brasil é realizado pela Mowa. A pesquisa, que reflete a difusão dos canais, mostra que os canais que oferecem maior interatividade - como aplicativos para smartphones e tablets - estão superando o uso de SMS.

Outros resultados do estudo podem ser vistos abaixo, na entrevista exclusiva com Guilherme Santa Rosa, diretor da empresa, que mostra as tendências das maiores companhias do País (de acordo com os critérios da revista Exame).

Executivos Financeiros: A diminuição do canal SMS (uso em 2011 – 29% e 2012 – 24%) está diretamente ligada ao aumento da utilização dos aplicativos para smartphone (2011 – 21% / 2012 – 26%)?

Guilherme Santa Rosa: É muito provável que sim. A corrida das empresas em busca de participar da "moda" dos aplicativos de smartphone deve ter desviado investimentos realizados no canal mobile do SMS para os Aplicativos.

EF: Como o aumento do uso de tablets e smartphones estão influenciando as empresas?

GR: Estamos vivendo uma plena revolução das mídias. As pessoas em geral estão cada vez mais conectadas por meio de smartphones e tablets. A audiência da internet também está se deslocando rapidamente dos desktops para as plataformas móveis. As empresas que acordaram para essa revolução mobile que estamos vivendo estão muito mais preparadas para se relacionar com esse novo padrão de consumidor que está nascendo.

Informação cedida pela Mowa

 

 

 

 

 

EF: Por que as empresas móveis ainda possuem baixo crescimento? Quais os setores mais presentes?

GR: As empresas para serem consideradas móveis devem possuir penetração nos três principais  canais mobile o SMS, o Site Móvel e os Aplicativos. O fato das empresas concentrarem seus investimentos em Aplicativos em detrimento do SMS e do Site Móvel faz com que a taxa de crescimento das empresas móveis caia.
Os setores mais presentes são Comunicações, Telecomunicações e Financeiro.

Informação cedida pela Mowa

 

 

 

 

 

EF: Quais os canais preferidos pelas empresas?

GR: Aplicativos para Smartphones e Tablets foram os canais preferidos pelas empresas em 2012.

EF: Há um motivo central para a diminuição do uso dos sites móveis?

GR: Novamente acreditamos que a concentração do investimento em aplicativos foi um fator determinante para a diminuição do uso dos sites móveis. Como a lista das 500 maiores empresas é diferente a cada ano, as novas empresas que passaram a fazer parte da lista em 2012 não investiram nos seus sites móveis.

Informação cedida pela Mowa

 

 

 

 

 

EF: Do ponto de vista do consumidor, quão importante é a presença mobile?

GR: O consumidor está cada vez mais conectado à Internet por meio de dispositivos móveis. É esperado que em 2014 o acesso à internet seja predominante mobile, em outras palavras, haverá mais acesso por dispositivos móveis do que a por computadores. Isso significa que em pouco tempo será mais importante ter uma presença na web mobile do que na web convencional.

Por: Laura Martins

 

 

    ENVIAR COMENTÁRIO

Você precisa estar logado para comentar a notícia. para logar ou cadastre-se aqui.
  • COMENTÁRIOS
  • (0)