Tecnologia da Informação

Conhecimento adequado condiciona o êxito nas iniciativas com Big Data


As ferramentas disponíveis no mercado foram construídas sobre a mesma base tecnológica

Por: Irineu Uehara em 11 de Dezembro de 2014

O que conta efetivamente no sucesso das iniciativas com Big Data não é, em si mesma, a solução tecnológica implementada, mas sim o conhecimento especializado trazido pelos assim chamados “cientistas de dados”, profissionais aptos a aplicar sua expertise no atendimento às necessidades de negócio das empresas.

Na verdade, como explica mais pormenorizadamente Fabiano Droguetti, diretor de Operações de Aplicações da TIVIT, a ferramenta básica de Big Data foi desenvolvida em Open Source, sob o nome de Hadoop (mais informações em www.hadoop.org): “Ela já está há alguns anos no mercado e serve de apoio até para grandes fabricantes de software, que partem dela e criam interfaces mais amigáveis e adequadas a cada tipo de produto”.

Portanto, reforça o entrevistado, a escolha das plataformas não é o elemento crucial, dado que todas vão se valer desse ponto de partida comum. O que realmente importa nas implantações é o conhecimento aportado por profissionais qualificados, o que torna a carência de mão de obra um sério problema nesta seara.

Abordando um outro aspecto do tema, com implicações exatamente no grau de expertise requerido pelos projetos, Droguetti lembra que o Big Data pode perfeitamente aproveitar as soluções legadas na área de BI (Business Intelligence), preservando os investimentos feitos no passado.

“É um princípio da própria tecnologia de Big Data integrar todas as informações diferentes, mesmo as de BI, para se elaborar análises completas. Por sinal, esse legado pode vir não apenas do BI, mas também de e-mails e mídias sociais, por exemplo”, ilustra ele.

Na prática, o Business Intelligence continua mantendo sua utilidade e seus nichos de aplicação, com o Big Data vindo para complementar este escopo. Assim, explica o executivo da TIVIT, enquanto o BI examina os acontecimentos passados, o Big Data analisa os dados em tempo real, os mais atuais.

    ENVIAR COMENTÁRIO

Você precisa estar logado para comentar a notícia. para logar ou cadastre-se aqui.
  • COMENTÁRIOS
  • (0)